Virtualização ‘caseira’, simples e rápida

Que tal matar a saudade de um jogo antigo? Virtualização nostalgia!

Olá pessoal! Nesse artigo trago para vocês a Virtualização ‘caseira’ e sem gambiarras! E, sim com soluções gratuitas! E você pode começar a desfrutar dos benefícios da virtualização agora mesmo no seu computador desktop ou notebook.

Você que pensa que só empresas podem usar virtualização, ou que é necessário um servidor parrudo, está muito enganado, hoje ela está ao alcance de todos e com várias soluções gratuitas disponíveis no mercado. VMware Player e Virtual Box são dois exemplos das soluções mais populares atualmente.

virtualizacao-carmen-sandiego
Where In the World Is Carmen Sandiego? 1991 Edition (DOS)

Nesse artigo você também encontrará o vídeo do teste de virtualização do Windows XP e executando o jogo Carmem Sandiego, lançado na década de 80 e que teve grande sucesso também na década de 90. Se você tem um jogo ou programa que não roda mais nos sistemas atuais deixe seus comentários para testarmos virtualizando.

Artigo relacionado: Virtualização – Que “palavrão” é esse?

virtualizacao-carmen-sandiego-compute
Where In the World Is Carmen Sandiego?

Virtualização com VMware Player e Virtual Box – Criação da máquina virtual

Primeiramente precisamos criar nossa “máquina” virtual, ou seja, informar o quanto queremos utilizar de recursos do nosso hardware físico (memória, disco, processador), para nosso ambiente de virtualização. Confira o tutorial abaixo o passo-a-passo para criação da máquina virtual.

Tutorial em PDF: Criação de máquina virtual – VMware VirtualBox

Configuração da máquina virtual
Processador O mesmo da máquina física (*)
Memória 512MB
Disco 10GB

* Alguns softwares de virtualização como o Microsoft® VirtualPC, emulam os dados do processador, ou seja, informa a máquina virtual um processador diferente da máquina física. Isso não ocorre com VMware e VirtualBox (Oracle®).

Virtualização do Windows XP e teste dos jogos

Levando em conta que você possui algum conhecimento de instalação de um sistema operacional, no vídeo mostro rapidamente a instalação do Windows XP e depois a execução de alguns jogos, entre eles, “Where in the World is Carmen Sandiego”. Além de usar virtualização para jogos, você também pode utilizá-la para testar outros sistemas operacionais, tais como, Linux e MacOS.

Configura no vídeo abaixo: