Hackeria – Conhecendo a Impressora 3D

Olá pessoal, hoje participei do encontro do grupo Hackeria criado pelo prof. Jackson Klarosk com alunos e ex-alunos do SENAI com intuito de unir a galera que gosta de tecnologias e inovações, incentivando o compartilhamento de idéias e também apoiar as atividades do Hacklab Sorocaba e do GDG Sorocaba.

Descrição retirado do grupo no facebook do que é o Hackeria:

O nome Hackeria tem a intenção de sinalizar as atividades que serão desenvolvidas pelo grupo, bem como referenciar o grupo como uma oficina de ideias e desenvolvimento.

Hackeria como atividade deve ser entendida como “O uso ético e inteligente de técnicas e tecnologias para o bem geral”.

Hackeria como grupo representa o local (atividade) onde as ideias são discutidas e praticadas.

A palavra Hackeria pode representar também a junção da palavra “Hacker” + as iniciais de Informação e Automação.

Nesse encontro discutimos sobre alguns projetos de óculos de realidade virtual disponíveis no site MakerBot Thingiverseafim de encontrar um modelo para ser impresso em 3D. Levantou-se a possibilidade de construirmos uma impressora 3D e uma fresadora para confecção de placas de circuito.

Impressora 3D

hackeria-peca-3d-printer
Engrenagem feita com uma impressora 3D

A primeira impressão em 3D foi feita em 1984 na Califórnia, utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D. É também conhecida como prototipagem rápida, utilizando o processo de fabricação aditiva, cria objetos sólidos tridimensionais a partir de modelos digitais. Há diversos softwares onde é possível criar um desenho em 3D e depois exportá-lo para impressão em 3D.

No site MakerBot Thingiverse você encontra diversos modelos de objetos em 3D prontos para serem impressos.

Curioso para ver uma Impressora 3D em ação? Confira a impressora do Hackeria em ação no vídeo abaixo!