Plataformas para Internet das Coisas – Onion Omega – IoT #1

Estar conectado é a “Regra do Jogo”!

SmartPhones, SmartWatches, SmartBands. Dispositivos que nos mantêm conectados o tempo todo e, cada vez menos dependentes dos computadores em cima da mesa. A Internet das Coisas vai além do seu celular, ela pode conectar dispositivos diversos, tais como uma geladeira, por exemplo, e te avisar com um alerta na sua SmartTV que a cerveja acabou, interrompendo o seu futebol de quarta a noite.

Isso seria trágico não fosse o fato dela ter encomendado um novo suprimento (caixa) ao supermercado onde você costuma efetuar suas compras, utilizando seu cartão de crédito, enquanto você assiste tranquilamente seu time de coração. Agora é só aguardar o entregador tocar o interfone (nada tecnológico isto), mas quem sabe em breve um robô bata a sua porta. =)

iot-internet-of-things

Internet das Coisas – IoT

A ideia de conectar objetos é discutida desde 1991 e oito anos depois, em 1999, Kevin Ashton do MIT propôs o termo Internet das Coisas. Os sistemas que antes eram segmentados, ou seja, um aplicativo para celular, por exemplo, mantinha seus dados no próprio celular. Uma automação residencial era feita com sistemas limitados ao espaço físico da residência, não tinha uma interação com outros sistemas ou com o mundo externo. Esses sistemas necessitaram se conectar a Internet, enviando essa grande quantidade de dados que coletavam para “nuvem” em sistemas com grande capacidade de processamento para transformar aqueles dados em algo que melhore o ambiente em que vivemos e nos auxilie em tomadas de decisão.

O objetivo é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens. A limitação de tempo e da rotina fará com que as pessoas se conectem à Internet de outras maneiras.

Será possível acumular dados do movimento de nossos corpos com uma precisão muito maior do que as informações de hoje. Com esses registros, se conseguirá reduzir, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos, por exemplo. Dispositivos preparados para a Internet hoje podem se comunicar uns com os outros e com a nuvem, gerando oportunidades sem precedentes.

Onion Omega a plataforma criada para a Internet das Coisas!

Vamos ao que interessa, para mostrar a Internet das Coisas em ação, trago hoje pra vocês o Onion Omega, uma plataforma pensada para IoT. O Omega já vem com WiFi interno e suporte para as linguagens de programação mais populares como Python e Node.JSOmega torna a prototipagem de hardware tão fácil quanto criar e instalar aplicativos.

onion-omega-hardware-specs


Especificações

Dimensões: 28mm x 42mm
Sistema Operacional:  OpenWRT Linux
Processador: 400MHz
Memória RAM:  64MB DDR2
Flash:  16MB
Wireless:  802.11 b/g/n
Portas:  18 GPIO
Linguagens de programação:  Python, Node.JS, PHP, Ruby, Lua e outras.

Docks

O Omega é muito compacto, e por isso existem as docks que possuem interfaces habitualmente utilizadas, tais com USB, fonte de alimentação, botões e torna mais fácil conectar acessórios ao Omega. Existe também uma dock para shields de Arduino, ou seja, com essa dock você pode utilizar suas shields de Arduino com a plataforma Omega!

onion-omega-expansion-dock
Omega Dock
onion-omega-dock-arduino-shield
Arduino Shield Dock

Expansões

As expansões acrescentam ao Omega inúmeros recursos tais como: Tela monocromática OLED (0.96″) 128×64  pixels, conexão Ethernet 100 Mbps RJ45, GPS, protoboard, relê, servo motor, etc.

Ethernet Expansion
Ethernet Expansion
Relay Expansion
Relay Expansion
Oled Expansion
Oled Expansion

No vídeo abaixo você confere o Onion Omega, seus docks e algumas expansões que recebi para os testes. E no próximo post mais detalhes do Omega em ação.